Não Afaste Seu Coração de Deus

“Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.”
Isaías Capítulo 1 versículo 16
Os homens religiosos do tempo do profeta Isaías cumpriam cerimônias diversas, cerimônias que representavam purificação. Animais eram sacrificados para representar a morte resultante do pecado, abluções eram feitas para mostrar a necessidade de estar livre da imundície dos atos malignos praticados. No entanto, ainda que cumprissem todas as cerimônias e rituais de purificação, Deus advertiu a tais homens que não ouviria suas orações pois suas mãos estavam cheias do sangue inocente (Isaías 1:15). Os sacrifícios e rituais não eram capazes de torná-los puros. Porque não lavam as mãos quando comem pão? foi a pergunta que fizeram os fariseus a Cristo, com relação aos discípulos. O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca foi a resposta de nosso Amado Mestre (Mateus 15:1-11). Não são os rituais, não é a abstinência de alimentos, não é nada externo que poderia livrá-los da sujeira de seus pecados. Lavar as mãos não tirará o sangue inocente que há nelas. Eles precisavam encontrar a fonte de águas vivas na qual se lavariam e se purificariam por completo, de tal maneira que a maldade de seus atos não mais permaneceria diante dos olhos do Senhor (Isaías 1:16). Não era o caso de parar de fazer o mal, simplesmente. Isto, em Isaías 1:16, é dito depois - Lavai-vos, purificai-vos vem primeiro. Era necessário que a maldade intrínseca aos atos desses homens fosse removida de diante do Altíssimo, era necessário que a marca da maldade que todo homem carrega consigo fosse apagada deles. Como nas bodas de Caná da Galiléia, a água para purificação que enchia os vasos de pedra precisava ser substituída por Vinho Novo e vinho da melhor qualidade – o Vinho do Sangue de Cristo que sela a Nova Aliança entre Deus e os homens (João 2:1-12). Só assim a maldade desses homens poderia ser retirada de diante da face do Altíssimo. Só assim a nossa corrupção e todo nosso pecado pode ser perdoado, só assim nosso escrito de dívida pode ser rasgado. Precisamos encontrar o sangue que nos lava de uma vez por todas. Precisamos enxergar a Cristo.
E, uma vez lavados no sangue do Cordeiro, uma vez Justificados em Cristo, então devemos cessar de fazer o mal e, como diz o versículo 17 do mesmo capítulo, não só deixar o mal, mas também passar a fazer o bem


Assim, se cremos em Cristo (e na Salvação que Ele nos trouxe ao se entregar, na Cruz, por nossos pecados) devemos mortificar todas as más disposições e todas as paixões infames de nossa alma. Devemos matar todas estas coisas que ainda vivem em nós fomos purificados, fomos Justificados; como seríamos levianos com tão grande Graça e Salvação? Não se engane, para todo aquele que ama a Cristo, Seu jugo é leve e Seus mandamentos desejáveis – quem foge dos mandamentos do Senhor, foge da presença dEle e não O ama. Portanto, não sejamos como os fariseus que invalidavam o mandamento de Deus valendo-se de tradições de homens, de incontáveis manobras e trapaças teológicas e filosóficas, que só objetivavam impressionar o povo e trazer glória para eles mesmos (Mateus 15:1-11). Não sejamos como os homens da época de Isaías que honravam ao Senhor com os lábios, mas cujo coração estava longe do Altíssimo (Isaías 29:13). A pretensão nos dois casos era se impor aos crentes, dizendo: Honrem aos costumes da Igreja, não é assim que temos feito em nossa fé? Não é assim que se conhece que um homem teme ao Senhor? Não é assim que nós, seus mestres, temos feito? Mas Isaías advertiu-lhes: Esse atos não são fruto de temor ao Senhor, mas são a repetição vã de doutrinas mecanicamente aprendidas (Isaías 29:13). E nosso Senhor Cristo Jesus nos ensinou: São Hipócritas os que assim procedem! (Mateus 15:1-11). Ora, o lugar reservado aos hipócritas é o Lago de Fogo que arde eternamente! Se realmente cremos que Cristo é nosso redentor, se realmente cremos que Ele morreu em nosso lugar, que Ele é o Filho de Deus, se realmente cremos nestas coisas, adoremos ao Senhor em espírito e em verdade. Ouçamos o chamado de Deus, que nos diz: Venha a mim! Use sua razão ao me ouvir: ainda que seus pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve. Abandone a trilha que tem seguido, purifique-se, tire a sua maldade de diante de meus olhos, cesse de fazer o mal e faça o bem. Venha a mim, pecador, Eu posso purificá-lo. Venha a mim, os cansados e os oprimidos, Eu os aliviarei (Isaías 1:16-18, Mateus 11:28). Sim, usemos a razão que o Senhor nos dá e que nossa mente se clareie pela luz das Escrituras. Unamos o conhecimento do amor de Cristo e a prática da piedade, mostremos frutos dignos de nosso arrependimento e fé. Tratemos, em constante oração e súplica, de nos cingir da Verdade do Evangelho de tal maneira que a Santidade de Cristo, segundo opera em nós o Espírito de Deus, nos inspire cada ato - seja uma questão de prática, de moral ou de doutrina. E sejamos diligentes, temerosos e vigilantes, pois fazer algo diferente disto é negar a própria natureza da Verdade de Cristo, é confessar que se conhece a Deus, mas negá-lO em seu proceder; é ser abominável, desobediente, e desqualificado para toda boa obra (Tito 1:16), é estar condenado.

Temamos e lembremos do que diz a Escritura “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração” (Tiago 4:8), e nos acheguemos a Deus, com ousadia, confiados em Cristo Jesus, nosso Senhor e Justiça Nossa!

0 comentários: